terça-feira, 10 de março de 2009

Muito prazer, Madri

A chegada a Madri nao (desculpem, mas este teclado nao tem til) foi tao traumatica quanto a vez passada (quando fizemos escala para ir ao Porto). Após pouco mais de uma hora de vôo, chegamos ao Aeroporto de Baraja no meio da tarde de segunda-feira.

O bom e velho portunhol, que diria o Luxa, nos ajudou a chegar na conexao que o aeroporto tem com o Metro madrileno. Este, por sinal, é um monstro. Grande demais. Depois falo a respeito dele. Após pouco mais de 20 minutos de metro e outros 20 de caminhada, pois acabamos nos perdendo um pouco no centro da cidade, conseguimos achar o hostel.

O lugar é bom. Um quarto com quatro camas, banheiro, suave... o único empecilho é o Léo roncando, mas isso eu dou um jeito... rs.

Mal chegamos e resolvemos sair para conhecer a cidade. Neste primeiro dia, pegamos dois pontos turístico: a Plaza Mayor e o Parque del Retiro.

Contruída para impressionar, a Plaza Mayor consegue, e muito, o seu objetivo. Cercada de edifícios, em sua maioria usados pelo governo espanhol, o local atrai pessoas de diferentes culturas. Chegamos e após muitas fotos, entre elas algumas da estátua de Filipe III, resolvemos experimentar a cerveja de um dos restaurantes locais.

Após aturarmos o mau humor do garçon, bebemos tranquilamente. Enquanto isso, uma "banda" de flamenco buscava alguns trocados de mesa em mesa.

Na Plaza Mayor também havia uma exposiçao de vacas. Calma, gente. Nao eram pessoas de facil trato e sim vacas mesmo. Só que de cerâmica. Mal sabiamos que elas ainda iriam nos seguir. rs.

Deixamos a praça e fomos até o Parque del Retiro. O lugar é grande, cheio de monumentos, verde, área de esportes, entre outras coisas. O problema é que a noite já caia na capital espanhola e, por isso, tivemos alguma dificuldade em tirar fotos.

Voltamos ao hostel. Chegamos por volta das 21h. Resolvemos desconsar antes da primeira balada em Madri. Acontece que o cansaço do Porto ainda acusava em nossos corpos e acabamos perdendo a hora. E também a balada... rs.

Esta terça também foi bem movimentada, mas isso eu deixo para um próximo post, pois aqui no hostel o computer é compartilhado. E uma americana vai me bater se eu nao sair daqui. rs.

Metro
A parada impressiona. Sao, se eu nao me engano, 12 linhas e muitas, muitas estaçoes. Porém, o grande número de informaçao e as placas distribuidas pelos locais e ruas facilitam para os turistas, que é o nosso caso.

Utilizamos ele desde a nossa chegada e nao tivemos dificuldade. Compramos um bilhete (pagamos 12 euros) que vale por 3 dias (será o nosso período na cidade) e estamos nos virando bem.

Madrilenos (as)
O povo é estiloso. Isso nao tem como esconder. Mas meu Deus, como tem jovens com tendências homossexuais. Qualquer adolescente tem que ter uma parte do cabelo de cor diferente, ou um corte diferente de calça. Fora o jeito de falar.

Já as mulheres, em sua maioria bem bonitas, abusam do estilo. É sempre um shorts ou bermuda, com uma meia-calça fina, sempre preta, e um sapato baixo ou uma bota de cano baixo. Hoje, na balada, vamos desvendar mais desse povo.