quarta-feira, 18 de março de 2009

Descobrindo Roma

A cama do hostel nao é das melhores. Ela afunda no meio. Mas nada que tire nossa empolgaçao. Acordamos, banho, e rua. No roteiro, nada mais, nada menos, que Coliseu e Vaticano. Maravilha.

Fizemos um mini-desenho da cidade para facilitar. Resolvemos fazer tudo, inclusive o trajeto Hostel - Coliseu - Vaticano, a pé. E nao nos arrependemos. Afinal, a cada esquina virada descobriamos algo novo, que nao sabiamos da existencia, mas que pela sua imponencia chamava, de alguma forma, a nossa atençao.

Começamos pela Colonna Traiana. Depois, passamos pelo Mercati Traianei. Foro Traiano, di Ausgusto, Di Cesare e di Nerva também foram vistos por nos. O Coliseu estava proximo. Antes, exploramos o Monumento a Vittorio Emanuelle II e o Campidoglio. Impossivel nao lembrar da época de escola quando vemos tantos monumentos. A arquitetura, o ar, o desenho... tudo é show!

Viramos uma esquina e la estava ele, ainda longe, é verdade, mas grande. Impressiona. O Coliseu é algo de sensacional. So vendo ele frente-a-frente para descrever a mistura de sentimentos. O Léo até ousou: "tirando praias, é a cena mais linda de nossa viajem até agora", disse ele.

Pagamos nove euros e fomos conhecer parte da historia mundial pelo lado de dentro. E impressiona da mesma forma. Como podem ter construido algo com tamanha magnitude ha tanto tempo? Depois, ainda passamos pelo Arco di Tito, Arco di Constantino e Circo Massimo até resolvermos pegar o caminho rumo ao Vaticano.

Foi uma bela caminhada, mas o cenario ajudou. Fomos beirando o Fiume Tevero. Rio lindo, lindo, lindo. O cenario de fim de inverno, com as arvores secas, ainda ajudou. Passamos diversas pontes até chegar ao Castel Sant Angelo. De la até o Vaticano foi um pulo. A fome apertava, mas estavamos firmes na missao de achar o Papa... rs.

E, assim como o Coliseu, so de avistar a Basilica de longe ja arrepia. Que ar puro tem essa regiao. Ficamos leves ao entrar na praça principal. Depois, tiramos varias fotos e entramos na Basilica de San Pietro. Divino. Nao tenho palavras pra descrever. Numa boa. Nao mesmo. O teto, as esculturas, tudoooo muito belo.

Andamos até o Museu do Vaticano, e voltamos por tras de tudo. Resolvemos pegar um trem até o centro. Foi nossa primeira conduçao em solo romano. Como eu disse antes, estamos adeptos ao bom e velho caminhar. rs.

Como ainda nao tinhamos ido as compras em Roma, achamos que o momento era o apropriado. E fomos. Andamos bastante no centro ate achar uma loja boa. E nos esbaldamos. Depois, o Léo ainda parou em outra loja. Sabe o que é: os meninos compraram poucas coisas até agora que precisam de uma mala extra. E o Léo providenciou.

De volta ao hostel, descanso de umas duas horas. Depois, rua novamente. Primeiro, internet, e, posteriormente, o Léo vai escolher uma cantina para jantarmos. Por sinal, ja é a hora! Amanha, Paris nos espera. Valeu, Roma!

Beijos e abraçossssssssssssssssssss

3 comentários:

  1. Caraca, tô arrepiada só de ler os seus relatos! E aí, um "match" europeu entra na sua agenda? Espero q sim. E fotos, cadê? Uma por dia não ia mal. OK, o diário de viagem já tá demais de bom, mas seria interessante ter uma noção do impacto do Coliseu se impondo na paisagem...

    ResponderExcluir
  2. Pena que vc não foi no bairro trastevere (atrás do Tevere). É um lugar super legal, descolado e cult. Tem um comércio bastante acessível. Comprei uma sandália lá, numa liquidação, por apenas dez euros... Faz sucesso até hoje (risos).
    Em Paris, os preços são bem mais altos do que na Itália, principalmente para comer (pelo menos eram quando eu fui).
    Uma dica: procure os restaurantes chineses, que são mais baratos, coma sanduiches de baguetes, que são vendidos em todos os lugares. Outra boa pedida é vc ir a algum mercado e comprar vinhos, queijos, patês e pães e levar para o hotel. Não se esqueça que aí, qualquer vinho nada mais é do que um vinho francês!!! E os quiejos e patês também são maravilhosos!!!
    Beijocas e continue aproveitando muito!!!
    Madrinha

    ResponderExcluir
  3. Ah!! Me esqueci: se a sua programação permitir, não deixe de ir ao Quartier Latin à noite... Fica apinhado de gente bonita, o bairro é muito legal para andar e tem bons restaurantes.

    ResponderExcluir

Curtiu? Opine